Yticon Construção e Incorporação
Yticon Construção e Incorporação
Yticon Construção e Incorporação, construtora, lançamentos em Londrina, PR

22/04/2020

Patrimônio de Afetação é garantia de entrega

Patrimônio de Afetação é garantia de entrega

Com o aparecimento da COVID-19, pandemia que virou o mundo de cabeça para baixo, tantas incertezas de como será o futuro, certamente incluem a garantia de entrega de tão sonhado apartamento. Se comprar um imóvel já é uma decisão importante e que envolve a mobilização de recursos financeiros preciosos, toda a instabilidade financeira causada pelo coronavírus pode estar tirando o sono de muita gente.

Desde o início das suas atividades em 2009, a Yticon trabalha com ferramentas que garantem total transparência no uso correto dos recursos aportados para a obra, como o regime de afetação patrimonial, um sistema utilizado como instrumento eficaz de transparência.

O Patrimônio de Afetação é uma lei que assegura direitos ou obrigações do incorporador junto aos adquirentes dos imóveis, no caso de quebra do incorporador.

Ou seja, os recursos de uma determinada obra caem em uma conta exclusiva do empreendimento, e não podem ser utilizados com finalidade diferente da construção do empreendimento. Neste sistema, cada obra é individualizada e independente, auditada por uma comissão formada pelos próprios compradores.

Além disso, o Patrimônio de Afetação garante transparência e acompanhamento da gestão da obra, acompanhamento do fluxo de caixa, acesso às demonstrações financeiras, saber onde os recursos estão sendo utilizados, mas principalmente: garantia de entrega do empreendimento.

O regime se extingue com a conclusão e averbação da construção e o registro dos títulos de domínio ou de direito de aquisição em nome dos respectivos adquirentes e, ainda, quando for o caso, a extinção das obrigações assumidas pelo incorporador perante a instituição financiadora do empreendimento extingue o patrimônio de afetação.

O Patrimônio de Afetação é um sistema que garante o uso correto do seu precioso dinheiro. Verifique se aquele apartamento que você está interessado terá esse sistema de gestão. Assim você ficará tranquilo, sabendo que o seu dinheiro está sendo bem utilizado.